carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

Cuidados simples podem aumentar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer

history segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018     folder Notícias

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito e medicamentos para o Alzheimer, mas os cuidados dedicados às pessoas com a doença devem ocorrer integralmente. “É fundamental obter informações para lidar com o paciente de maneira adequada. Mantê-lo inserido socialmente e oferecer amor e carinho ajuda no processo”, explica o geriatra do Hospital Universitário de Brasília, Luciana Louzada. O Núcleo de Estudos do Envelhecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) elaborou um manual com dicas práticas. Confira algumas delas:

Para evitar quedas em casa: conserve objetos de uso cotidiano sempre no mesmo lugar e com fácil acesso; evite produtos que deixem o piso escorregadio, além de tapetes e capachos; deixe os locais de circulação livres; evite que o idoso use chinelos e sapatos com sola lisa, desamarrados ou mal ajustados; eleve a altura das cadeiras, poltronas, camas e vasos sanitários; utilize corrimão em escadas.

Para diminuir agitação e agressividade: não receba muitas visitas em casa de uma só vez; evite barulhos, ruídos, sons muito altos e discussões; evite mudanças bruscas na rotina do paciente; crie distrações, busque novos assuntos, acaricie e abrace a pessoa; fale tranquilamente e não discuta com o paciente; peça ajuda ao médico, caso não consiga acalmar o idoso.

Para manter uma autoimagem positiva: estabeleça uma rotina de asseio; permita que o idoso cuide de si mesmo tanto quanto possível; lave e seque os cabelos; leve o idoso ao sanitário a cada três horas ou em intervalos menores; troque fralda e lençóis sempre após ocorrência de urina ou fezes.

Fonte: Universidade Estadual de Santa Cruz