carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

ILB abre as inscrições para novos Grupos de Estudos e Pesquisas Acadêmicas

history sexta-feira, 14 de setembro de 2018     folder Notícias

 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio da Coordenação de Ensino Superior (Coesup), acaba de lançar edital para seleção dos Grupos de Estudos e Pesquisas Acadêmicas (Gepas) de 2018. As inscrições vão até o dia 11 de outubro. Serão oito grupos que atuarão, cada um, em uma das onze áreas de conhecimento indicadas abaixo.

Os trabalhos terão cinco meses de duração, e os encontros serão presenciais. O início das atividades está previsto para o final de outubro e o término, para março de 2019.

Cada grupo poderá ter de três a cinco integrantes, sendo um facilitador e os demais, conteudistas. Estão habilitados a participar servidores efetivos, inclusive aposentados, e comissionados. Há ainda a previsão de pesquisadores voluntários, que não serão considerados na contagem do número de participantes do grupo. A titulação mínima exigida é pós-graduação lato sensu para os interessados em serem conteudistas e stricto sensu, para facilitadores. A posição de facilitador é restrita a servidores efetivos.

Os participantes dos Gepas serão remunerados com base na Gratificação de Encargo de Curso e Concurso (GECC), de acordo com a respectiva titulação, na proporção de, no máximo, 60 horas para facilitador e 50 para conteudista. Outra novidade é que os grupos que atingirem pelo menos 60 horas de estudos receberão certificado equivalente a um curso de extensão, para efeitos de adicional de especialização.

Em 2016, o ILB promoveu a primeira edição dos Grupos de Estudos e Pesquisas Acadêmicas. Os trabalhos foram entregues em dezembro do ano seguinte. Três áreas do conhecimento — Orçamento, Comunicação e Tecnologia da Informação — foram responsáveis pela produção de cinco artigos e um livro. Leia mais aqui.

MEC

A iniciativa dos Gepas surgiu de uma exigência do MEC de que as instituições de ensino superior, a fim de poderem oferecer cursos de especialização e mestrado, desenvolvam estudos baseados no tripé ensino, pesquisa e extensão. Essa demanda foi somente completamente atendida pelo ILB com a criação dos grupos para pesquisa.

Coordenadora de Ensino Superior do Instituto, Valéria Ribeiro destacou que um dos pontos positivos que ajudaram o ILB a obter uma nota 4 no recente recredenciamento do MEC foi justamente o fato de a instituição ter iniciado, em 2016, os Grupos de Estudos e Pesquisas Acadêmicas.

— A continuidade desses grupos é fundamental para que possamos alçar outros voos, entre eles, o mestrado, com proposta de início já para o próximo ano — disse Valéria.

Nesta rodada, os estudos relacionados ao Poder Legislativo e à sua interação com os demais poderes e instituições democráticas se darão nas seguintes áreas de conhecimento:

Área 1 – Ciência Política

Área 2 – Comunicação

Área 3 – Direito

Área 4 – Educação

Área 5 – Gestão Pública

Área 6 – Orçamento Público

Área 7 – Tecnologia da Informação

Área 8 – Relações Internacionais

Área 9 – Economia

Área 10 – Políticas Públicas

Área 11 – Governança, Transparência e Participação Popular

Inscrições

Para efetivar a inscrição, é preciso preencher os formulários contidos nos anexos do edital e encaminhar os documentos exigidos para o Serviço de Secretariado Acadêmico (Sesea) do ILB, via Sigad. O resultado da seleção e convocação dos integrantes será publicado na página da Escola de Governo e no Boletim Administrativo do Senado. É preciso acompanhar para não perder os prazos de convocação e de recursos.

Para tirar dúvidas, é possível ligar no Serviço de Fomento à Pesquisa e Extensão, no ramal 1952 ou Serviço de Secretariado Acadêmico, no ramal 4702.