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Proteja seu Seguro Saúde! beneficiários devem ter atenção ao assinar guias

history terça-feira, 4 de dezembro de 2018     folder Notícias

 

Ao assinar a guia de serviço em unidades conveniadas com o Saúde Caixa você costuma conferir se está, de fato, assinando os serviços utilizados? Nem todos os usuários do plano de saúde tem esta atenção e acabam pagando por procedimentos que nem foram realizados.

Todos os atendimentos são classificados por códigos. Por exemplo, a guia referente a uma simples consulta deve possuir somente um código, que é referente a essa consulta. Entretanto, é comum nos depararmos com guias que contenham procedimentos adicionais, além daqueles que serão efetivamente realizados.

Se você vai à emergência de um hospital, a entidade pode lhe entregar, antes mesmo de entrar no consultório, uma guia contendo o código de consulta e mais alguns códigos referentes a exames complementares (exames de sangue, raios-x, etc.). Dependendo do exame clínico realizado pelo profissional, é bem razoável que tais exames acabem sendo solicitados e, de fato, realizados. No entanto, se o profissional não necessitar deles e o documento já estiver previamente assinado, todos os procedimentos poderão ser cobrados, uma vez que contém a “autorização” de quem assinou as guias, mesmo não tendo sido realizados.

A assinatura da guia de atendimento é um atesto, feito pelo próprio paciente ou seu responsável, que informa ao plano que aqueles procedimentos foram realizados, ensejando o seu pagamento ao prestador e, consequentemente, a cobrança da coparticipação correspondente. Portanto, dar o aval a procedimentos não realizados acarreta em aumento de despesas, tanto para o SIS quanto para seus usuários.

Fique atento ao que assina, questione ao prestador sobre os códigos contemplados no documento, e somente assine a guia de autorização que contenha procedimentos que efetivamente irá realizar! Da mesma forma, não assine guias em branco, uma vez que não haverá controle sobre a quantidade de eventos que poderão ser inseridos no documento após o seu atendimento.

Você pode obter ajuda e mais informações sobre o tema ligando para o Serviço de Atendimento a Beneficiários do SIS, no telefone (61) 3303-5000, de segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados), ou pelo e-mail sis@senado.leg.br.