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Revalidação de dependentes no SIS deve ser feita até 28 de fevereiro

history terça-feira, 28 de janeiro de 2020     folder Notícias

 

Os servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas têm até o dia 28 de fevereiro para revalidar os dados de seus dependentes na Central de Serviços Administrativos na Intranet. A atualização semestral é obrigatória para filhos ou enteados solteiros, maiores de 21 e menores de 24 anos, desde que estejam regularmente estudando em estabelecimentos de ensino superior ou escola técnica de segundo grau.

— Se não houver essa atualização, o dependente pode ser excluído do plano de saúde —, alerta o chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário (Seatus), Washington Luiz de Oliveira.

Segundo Washington, a revalidação dos dados para fins de comprovação da condição de estudante é feita mediante apresentação de declaração atualizada do respectivo estabelecimento de ensino em que o dependente é regularmente matriculado. Esse procedimento deve ser realizado a cada seis meses por meio da Central de Serviços Administrativos na Internet. Para este primeiro semestre o prazo vai até o dia 28 de fevereiro e, no segundo, até 31 de agosto.

— Esse alerta torna-se necessário para evitar que as pessoas passem por constrangimentos e sejam pegas de surpresa durante um atendimento médico, por exemplo —, reforça o chefe de serviço.

De acordo com Dayane Brito, do Seatus, após a inclusão da declaração no sistema, o servidor deve acompanhar na Central de Serviços Administrativos a condição do status da solicitação até que o processo seja finalizado. A servidora explica que a inclusão dos documentos no sistema não garante, por si só, a revalidação, pois pode haver pendências e o processo só é concluído quando o Serviço de Direitos e Deveres Funcionais (Seddev) analisa os dados e faz a liberação no sistema. Essa liberação pode se dar em até cinco dias úteis.

— É muito importante o servidor acompanhar a revalidação por meio da aba ‘acompanhamento’, no sistema, cujo ícone, semelhante a um 'olho', no canto superior direito da página, indica o status do processo. Enquanto o ícone estiver indicando pendências, o processo não será concluído —, explica.

Dayane informa ainda que servidores aposentados e pensionistas que não possuem login e senha para acessar a Intranet devem solicitá-los com a maior brevidade possível pelo e-mail seatus@senado.leg.br. Já para os servidores que moram fora de Brasília, a documentação dever ser encaminhada via Correios.

Clique aqui e saiba como solicitar login e senha na intranet.

Passo a passo

Para quem ainda tem dúvidas de como fazer a atualização na intranet, o Seatus preparou um passo a passo didático sobre o assunto e pode ser visualizado aqui