carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

Saúde confirma terceira morte por dengue no DF, em novo boletim

history segunda-feira, 11 de março de 2019     folder Notícias

 

Um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na última semana confirma uma terceira morte por dengue no Distrito Federal. Segundo o boletim, em apenas uma semana, o total de notificações saltou de 1.364 para 1.928, e os casos mais graves passaram de 16 para 22.

De acordo com a avaliação da secretaria, “o incremento substancial da quantidade de casos prováveis, dos casos com sinal de alarme e dos óbitos implica o alerta para todas as unidades básicas de saúde estarem com suas equipes reforçadas e capacitadas para a assistência oportuna aos pacientes com dengue”.

A região mais preocupante é a Leste do DF, com 32,3% dos casos – 532 casos prováveis. Na área, estão Itapoã e Jardim Botânico. O maior aumento de casos em comparação com 2018 foi na região Oeste, onde ficam Brazlândia e Ceilândia: aumento de 741,9%.

A secretaria não deu detalhes sobre nenhuma das três mortes confirmadas. Além disso, a pasta ainda investiga uma outra morte, de um produtor cultural de 37 anos, no sábado (2), que teria contraído a doença. Os exames devem ser divulgados até o fim desta semana.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: Com informações da TV Globo e do Portal Brasil