carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

Senado Federal promove 1º Circuito Saúde no dia 30 de abril

history quarta-feira, 24 de abril de 2019     folder Notícias

 

Tudo pronto para o primeiro Circuito Saúde do Senado Federal, que será realizado no dia 30 de abril, das 10h às 17h, na rua dos food trucks, próximo ao Espaço do Servidor. Idealizado pela Diretoria-Geral (DGer) e pela Coordenação Geral de Saúde, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), com apoio do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), o Circuito contará com quatro estandes do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e seis estantes do Sesc.

 

O primeiro estande do SIS será destinado à recepção dos participantes, medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial com pessoal de enfermagem, biometria (medida de peso, altura, índice de massa corporal, cintura e quadril) e com a presença médicos para orientações gerais e/ou quando o participante apresentar alteração nos exames de triagem.

Geovane Resende, coordenador de Atendimento e Relacionamento do SIS, informa que os beneficiários dos plano de saúde poderão receber pedidos médicos para exames de rotina, e a coleta será feita pelo laboratório Exame. Inclusive, poderá ser agendado no mesmo momento o retorno com o médico do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho (SesoQVT) para entrega dos resultados.

 

— O Exame também dará 50 cortesias para exames de sangue para quem não for beneficiário do SIS. Exames cobertos pela cortesia: hemograma completo, hemoglobina glicada, lipidograma, creatinina, ureia, TGO, TGP, ácido úrico, TSH e PSA. Mas é importante ficar atento aos horários e pré-requisitos para coleta —ressalta Geovane.

  • Os exames coletados não precisaram de jejum;
  • a coleta ocorrerá somente das 10h às 13h30, pois o laboratório Exame precisa processar as amostras e transportá-las de acordo com a escala de transporte da empresa;
  • para coleta do exame de PSA (exame de sangue para detectar precocemente câncer de próstata), é preciso: não ter relações sexuais ou ejaculação 48 horas antes da coleta, não realizar exercícios em bicicletas, nem andar de motocicleta e ou fazer equitação nas 48 antes da coleta. Outras situações especiais: tratar com os profissionais de saúde que realizarão o atendimento no dia do evento;
  • para o exame de EAS (exame de urina), caso seja indicado pelo médico, o laboratório fará as orientações sobre a coleta, e o paciente deverá entregar a amostra, posteriormente, em uma unidade de atendimento.

No segundo estande, haverá educador físico e estagiários de educação, dando orientações sobre atividade física, especialmente focada nos benefícios para a saúde proporcionadas pelos exercícios. Destaque para o aulão de ginástica laboral às 11h e às 16h.  Já o terceiro realizará exames de glaucoma e pressão intraocular em parceria com a Clínica Visão. E o quarto terá uma equipe do SIS para atendimento aos beneficiários e prestar informações sobre o plano, esclarecimento de dúvidas, sugestões e críticas dos usuários.

Já nos estandes organizados pelo Sesc-DF, o primeiro será voltado para a saúde bucal: “A saúde começa pela boca”; o segundo para saúde nutricional, com ações de conscientização sobre a importância de adquirir e manter hábitos alimentares saudáveis; no terceiro, haverá avaliação física com enfoque no equilíbrio metabólico, cardiovascular e musculoesquelético; o quarto, voltado para peso saudável, fazendo levantamento com base no algoritmo para avaliação dos estágios de mudança em relação a alcançar o peso saudável; o quinto vai esclarecer sobre a saúde cardiovascular, com aferição da pressão arterial e pulso completa a verificação personalizada dos parâmetros vitais básicos; e o sexto trará mais informações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida.

 

Excepcionalmente nesse dia, a Feira Orgânica estará no antigo local, dentro do Circuito Saúde, e oferecerá degustação de produtos orgânicos.

Para finalizar, segundo Geovane Resende, os servidores presentes também serão orientados sobre a importância da vacinação contra a gripe e os participantes ganharão voucher com desconto para vacinação.

 

— Contamos com a presença de todos os servidores, comissionados, aposentados, terceirizados, estagiários e menores aprendizes da Casa, pois ações como essa, focada na promoção da saúde e prevenção de doenças, é uma forma de acolhimento, melhoria no ambiente de trabalho e na qualidade de vida de nossos servidores — enfatiza Geovane.

Fonte: SEGP