carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

SIS passa a cobrir implantodontia e prótese sobre implante na assistência odontológica do plano de saúde

history terça-feira, 20 de fevereiro de 2018     folder Notícias

 

Desde o dia 1º de janeiro, o Sistema Integrado de Saúde (SIS) oferece a seus beneficiários cobertura dos serviços de implantodontia e de prótese sobre implante, no âmbito da assistência odontológica do plano de saúde, por meio de reembolso, feito no valor da tabela adotada pelo plano. A decisão foi tomada pelo Conselho de Supervisão do SIS no segundo semestre de 2017 e incorporada ao regulamento após verificação de alta demanda.

 

Atualmente, o SIS tem mais de 17 mil usuários, entre pensionistas, servidores ativos e aposentados, e seus dependentes.

 

Conforme a perita de odontologia do SIS, Daniele Yuri Fujimoto, a medida representa a ampliação da oferta de serviços odontológicos aos usuários do plano.

 

— O principal benefício é a reabilitação do processo de mastigação e também uma melhoria estética. A maioria dos planos não oferece a cobertura da implantodontia. A partir de agora, o SIS passa a oferecer também essa modalidade.

Daniele explicou que o implante é o material de titânio inserido no osso para a sustentação da prótese sobre implante, que também está contemplada nos valores da tabela para ressarcimento ao usuário.

Ela relatou que a assistência odontológica foi implantada no SIS em janeiro de 2015 e, desde então, tem havido uma ampliação do leque de serviços. Para 2018, o conselho decidiu incluir a cobertura da implantodontia e da prótese sobre implante. Como integram a modalidade Livre Escolha do plano — com o beneficiário escolhendo um profissional de sua confiança —, os procedimentos somente poderão ser feitos por meio de reembolso.

Marcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão, considera que o plano de saúde do Senado tem procurado se manter atualizado.

— Temos procurado completar a tabela de cobertura de serviços para que ela esteja adequada ao que é o padrão do mercado. A cobertura de serviços é abrangente e acredito que o plano seja um dos melhores, principalmente se levarmos em conta o custo-benefício — disse.

 

Passo a passo

O beneficiário deve clicar na aba "Plano de Saúde" na intranet, depois em "Formulários", e escolhe "Solicitação de Autorização Prévia (Odontologia)". Nesse formulário, o servidor deve assinalar o item "Implantodontia" no campo "Tipo de Tratamento". Ao lado da modalidade, estão dois formulários a serem preenchidos pelo profissional escolhido pelo usuário, com informações da documentação necessária e dos procedimentos que devem ser realizados. Em seguida, o usuário deve dar entrada à solicitação via Sigad, anexando os formulários.

 

Perícia

O usuário deverá também solicitar o agendamento da perícia presencial por meio do e-mail odontologia@senado.leg.br. Somente após a liberação do tratamento pela perícia, o beneficiário deverá contatar o profissional para dar início ao tratamento — exceto em casos de urgência.

 

Daniele informou que, a partir da data de emissão da nota fiscal, o prazo é de 60 dias para dar entrada no pedido de reembolso. Ela alertou que, no cálculo do reembolso, haverá desconto do valor de participação do usuário.

Segundo a servidora do SIS, até recentemente, a odontologia contava somente com duas peritas para atendimento a todos os usuários. Desde dezembro de 2017, outra profissional passou a integrar a equipe e agora são três peritas para realizar perícias e avaliar os documentos que chegam ao setor.

 

Para autorização, são avaliados o tipo de material requerido pelo dentista e se há necessidade do procedimento. Segundo Daniele, isso resguarda a sustentabilidade econômico-financeira do plano e protege o beneficiário de sobretratamentos ou tratamentos inadequados.

 

Atualmente, o SIS cobre todos serviços odontológicos obrigatórios exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fonte: SEGP