carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

A - A +

ASSISEFE 30 ANOS

history segunda-feira, 27 de junho de 2022     folder Notícias

 

Vamos conhecer um pouco a trajetória da nossa associação até aqui? A cada dia 27 traremos um pedacinho de nossa história para vocês!

A ASSISEFE começou a nascer em meados de 1991, quando os servidores aposentados Zagonel e Afrânio tiveram a ideia de criar uma associação com o objetivo de representar e defender os direitos dos aposentados e pensionistas do Senado Federal.

Para ouvir a opinião dos servidores inativos da época, foi feita uma pesquisa que resultou amplamente favorável à criação de uma entidade que os representasse e aos pensionistas.

No dia 27 de novembro de 1992, em reunião realizada na Sala da Comissão de Constituição de Justiça do Senado Federal, formalizou-se a Assembleia de fundação da Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas, constituindo sua primeira diretoria, com mandato de um ano. Assinaram a Ata de fundação 130 aposentados.

Em 26 de abril de 1993, às 17h, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária da Diretoria, no gabinete 49, do 24º andar do Anexo II, do Senado Federal. Entre os assuntos da pauta encontravam-se:

SIS; contribuição com desconto em folha; boletim informativo; visita ao presidente do Senado; IPC e pecúlio. Em poucos dias realizou-se a 2ª Reunião Ordinária, na qual os representantes dos aposentados já discutiam sobre os pleitos junto ao SIS - como ampliação da cobertura e ressarcimento das despesas médico/hospitalares - além de outros assuntos tais como incorporação dos Quintos, pendências dos pensionistas e sugestões de parcerias e convênios com clubes de viagens.

Na 4ª Reunião Ordinária os diretores da ASSISEFE mantiveram contato com os dirigentes do SIS para tratativas sobre o plano de saúde e uma possível participação naquele Conselho de Supervisão.

Ao longo dos seus 30 anos, a ASSISEFE tem sido uma instituição incentivadora da solidariedade e generosidade para com os mais necessitados, e em junho de 1993 fez sua primeira ação solidária: o 1º Jantar de Confraternização com Fins Beneficentes. O evento contou com a participação de 105 pessoas e o valor arrecadado foi doado para três instituições: Lar Educandário e Creche Nossa Senhora Mont Serrat, Centro Assistencial e Educacional da Paróquia do Divino Espírito Santo e Lar das Meninas São Judas Tadeu.

A primeira sede da ASSISEFE funcionou no 24º andar do Senado Federal em duas salas com banheiro e copa. Tratava-se de um espaço cedido pelo então Senador José Richa. O parlamentar foi uma peça fundamental no início da Associação: além do espaço físico, ele contribuiu com a aquisição de diversos materiais de escritório. Por sua importante participação, Richa foi homenageado como Sócio Honorário nº 1. Na ocasião ele agradeceu a homenagem e frisou que a cessão da sala foi um ato de justiça para com os antigos servidores que merecem ter na Casa um local de trabalho e disse, ainda, que em sua vida pública, poucas vezes encontrou servidores tão competentes e dedicados quanto os do Senado.

A ASSISEFE, sempre voltada a atender cada vez mais as demandas de seus filiados, ajuizou, com êxito total, em 1997, um dos processos judiciais coletivos mais importantes para os aposentados e pensionistas do SF: a ação referente à URV (Unidade Real de Valor). A iniciativa beneficiou mais de 500 associados.

Nos próximos meses contaremos um pouco mais sobre a Associação.

1ª Diretoria da ASSISEFE:

Diretoria Executiva
Lourival Zagonel – Presidente
Adolfo Gomes de Carvalho – Vice-presidente
Sandra Castello Branco Portes – Vice-presidente
Carlos Rodrigues de Faria - Vice-presidente

Diretoria Técnica-Jurídica
Alberto Moreira de Vasconcellos
José Adauto Perissê
Caio Torres
Norma Izabel de Toledo
Lairton Ferreira

Diretoria Social e Cultural
Vicente Cristino Filho
Maria do Carmo Damasceno
Neusa Joana Orlando
Leda Maria Cardoso Naud
Moyses Júlio Pereira
Levi de Assis Dantas

Tesouraria
Jaime Luiz Collares
Olívia de Melo Sousa
Secretaria-Geral
Afrânio Cavalcante Melo Júnior
Crescília Aparecida Vallocci

Vogais
Senado - Frederico da Gama Cabral Filho
Cegraf - Wanderley da Silva
Prodasen - Marcos Vinícius Goulart Gonzaga

Conselho Fiscal
José Fabio Andrade Mendes
Arnaldo Enéas Ferraz
Jorge Paiva do Nascimento
Rubem Patu Trezena
Artur Levi Siqueira
Newton Araújo Silva