carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

A - A +

ASSISEFE 30 ANOS PARTE II

history quarta-feira, 27 de julho de 2022     folder Notícias

 

 

No capítulo anterior falamos um pouco sobre o início da ASSISEFE. Destacamos, hoje, outros marcos de nossa história.

Primeira Sede da ASSISEFE

No começo de 1999, a Advocacia Geral do Senado passou a funcionar no 24ª andar. Com a posse dos novos advogados, esse importante órgão necessitou de mais espaços e as salas ocupadas pela ASSISEFE foram devolvidas à administração. Na sequência, sob a presidência do operoso e dedicado colega Nísio Tostes, a Assembleia Geral Extraordinária autorizou a compra de uma loja de 140m2, na 716 Norte. Foi a primeira grande aquisição da Associação. O espaço oferecia, ainda, mesa de bilhar e jogos de tabuleiro. Tudo para tornar um ambiente descontraído e alegre aos aposentados e pensionistas.

Ação Judicial Coletiva

Após a URV, outra importante ação judicial coletiva promovida pela ASSISEFE foi referente ao desconto da contribuição da Previdência Social, prevista na Lei nº 9.783, de 28/01/99. Em 1999 ingressamos com a Ação e sete dias depois o Juiz deferiu o Pedido de Liminar para que o Senado se abstivesse de praticar o desconto. Infelizmente, essa cobrança voltou a ser descontada em 2003, em razão da Emenda Constitucional N* 41, de 19/12/2003. 

Renovação & Inovação

Em 2006, pensando em uma estratégia de comunicação, reformulamos, pela primeira vez, a logomarca da Associação e também a contratamos uma empresa de tecnologia para elaboração de um site.  Um ano depois, em 2007, o Estatuto da ASSISEFE passou por sua primeira importante reforma.

Programa de Gestão e Metas 

No decorrer do tempo, e com o crescimento do nosso quadro de associados, diretores e funcionários, criou-se em 2007 um Programa de Gestão  em cujas metas previam-se  estabelecer normas para despesas rotineiras e para despesas excepcionais; critério para missões fora de Brasília; salários dos empregados que deveriam ser compatíveis com as funções e com o mercado; controle rigoroso no uso do telefone; contribuição a outras entidades levando em conta o custo/benefício; e reavaliar as despesas com confraternizações tendo em vista o respeito aos recursos e aos associados que não podem participar de nenhum encontro.

 

Ações de solidariedade

Nesses 30 anos de intenso trabalho e dedicação, a ASSISEFE sempre prezou pelo seu compromisso social, contribuindo com entidades de reconhecida idoneidade e, em 2009 decidiu institucionalizar suas ações de solidariedade. Mediante consulta aos associados, decidiu destinar, mensalmente, 25 cestas básicas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Essa parceria, que contempla mais de 120 famílias carentes, permanece até hoje. Além dos alimentos, também angariamos, para doação,  materiais de higiene, roupas e alimentos diversos.

Eventos de confraternização e reencontro 

Com os anos, percebendo a satisfação e participação massiva dos associados em nossas confraternizações, decidimos ampliar o número de eventos. O que antes era resumido a dois jantares por ano, passou a contar com chás da tarde, happy hours, serestas, festas juninas, caminhadas no parque, almoços - tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro – e aprimoramos, ainda mais, o baile de fim de ano – que hoje reúne cerca de 400 pessoas. 

Plano de Saúde/SIS

Em 2012 a ASSISEFE participou ativamente de uma importante etapa: a mudança do plano de saúde Gama – que acarretava uma série de descontentamentos e reclamações dos beneficiários - para o Saúde/Caixa. Os associados Paulo César Siqueira Birbeire e Paulo Fontenele e Silva, membros do Conselho de Supervisão do SIS na época, foram fundamentais para o êxito junto ao SIS. Desde então, a cada dois anos, membros do nosso quadro de filiados são eleitos para representar os aposentados do Senado Federal no SIS. Dr. Alberto Vasconcellos (In Memoriam), Dr. Cantidio Lima Vieira, Rui Janiques, Edward Cattete, e Dr. Marcelo Muniz têm sido fundamentais para a conquista de benfeitorias relacionadas ao plano de saúde.

Nova sede da ASSISEFE 

Após 10 anos com sede na quadra 716 Norte, constatou-se a necessidade de uma nova mudança física da sede: ouvindo as sugestões de associados, já se percebia a demanda de um local mais amplo, moderno e de fácil acesso. Assim, em 2015, a ASSISEFE passou a funcionar em um conjunto de salas no coração de Brasília, no Edifício Le Quartier, Setor Hoteleiro Norte, onde estamos situados até os dias de hoje - um local com melhor acesso, segurança e conforto para os associados. 

Em nossa atual sede promovemos cursos de Introdução às Redes Sociais, o que foi de extrema importância aos nossos filiados, levando em consideração a limitação tecnológica de cada um. E justamente entendendo esta dificuldade, temos prestado relevante e vigoroso apoio nos serviços burocráticos junto ao Senado Federal e junto ao SIS. 

Nossa equipe de qualificados funcionários, todos com longa experiência, encontram-se 24 horas disponíveis para orientar, apoiar e providenciar assistência aos aposentados, pensionistas e seus familiares.

Ao longo desses 30 anos já emitimos centenas de carteirinhas do plano de saúde; agilizamos incontáveis autorizações de procedimentos cirúrgicos e exames; orientamos como obter documentos importantes aos associados nos processos administrativos; demos suporte para dezenas de viúvas e viúvos ao protocolar os pedidos de pensão e auxílio-funeral, entre diversos outros serviços dos quais nos orgulhamos em saber que pudemos ser úteis. 

Esperamos continuar sendo a extensão da família de cada associado por muitos e muitos anos e ainda ter outras boas histórias para contar daqui a 30 anos.