carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

A - A +

Dr. Arnoldo Velloso da Costa

history sexta-feira, 5 de agosto de 2022     folder Notícias

 

Há um mês, com tristeza nos despedíamos do Dr. Arnoldo Velloso da Costa, um dos mais competentes e dedicados médicos que atuaram em Brasília, sendo reconhecido internacionalmente como destacado pesquisador e cientista.

Faleceu aos 92 anos, de causas naturais, enquanto dormia, ao lado de sua esposa e companheira, Andréa Sayão. Pai de sete filhos, dos quais dois deles e um neto, também abraçaram a medicina.  

Sua trajetória no Senado Federal começou em 1974, onde atuou no Serviço Médico e se aposentou, em 1991, como chefe de Geriatria e Nutrição.

Com especialização em neurologia, medicina nutricional e ortomolecular, Dr. Velloso estava à frente de sua Clínica de Nutrição, na Asa Sul, desde 1991, e cumpriu - muito bem - sua missão pessoal: ajudar às pessoas através do seu renomado conhecimento científico. 

Em 2015, em uma entrevista à ASSISEFE, o Dr. Velloso enfatizou  sua paixão pelo trabalho e em fazer a diferença na vida de seus pacientes. “Eu considero de uma importância sem igual orientar a saúde nutricional das pessoas de maneira que elas tenham a oportunidade de viver bem” e defendeu sua magnífica tarefa até seu último dia de vida.

Nascido em Mamanguape, Paraíba, o Dr. Arnoldo Velloso, dentre diversas publicações científicas, publicou o livro “Magnésio, o que ele pode fazer por você”. A obra, que o deixou conhecido no meio acadêmico como Dr. Magnésio, contempla as pesquisas científicas de uma vida inteira e detalhes de todos os benefícios do mineral para a saúde. Segundo ele, que pesquisava o magnésio desde 1970, esse mineral é o regente de uma orquestra de nutrientes.

Arnoldo Velloso fez pós-graduação na Alemanha e estágios na Suécia. Consta, em seu admirável currículo, e em sua extraordinária vida, um elevado conhecimento em diferentes áreas da medicina. Falava e escrevia fluentemente mais de oito idiomas. Foi membro atuante da New York Academy of Sciences. Participou de conferências, congressos e trabalhos científicos na França, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Espanha, Japão, entre outros. Nos últimos anos foi conferencista em congressos no campo ortomolecular no Brasil e no exterior.

Além de trabalhar e usufruir da companhia da família, Velloso foi um dos fundadores do Clube do Choro, em Brasília. Uma de suas paixões era tocar Bandolim; o outro hobby - e principal - era estudar. 

Segundo sua companheira e amiga de todas as horas, Andréa, o Dr.  Arnoldo era uma pessoa muito tranquila, de fácil convívio. Dedicado à família, netos, bisnetos, estava sempre lendo, se atualizando! Um pouco antes de falecer,  finalizou outro livro em parceria com um colega de profissão, dessa vez falando sobre o ácido aminoetanossulfónico Taurina. 

Dr. Arnoldo, em sua brilhante trajetória como médico estudioso nos deixa valiosa contribuição científica e resultados concretos que salvaram e permanecem salvando vidas. A ASSISEFE se orgulha de ter tido em seu quadro de associados essa figura humana ímpar, colega extraordinário e amigo de todas as horas, o Dr. Arnoldo Velloso da Costa.